sábado, 9 de março de 2013

Transformando o Amargo em Doce


“Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.”
Êxodo 15:22-25

Texto a cima citado fala acerca da primeira provação do povo de Deus pós-abertura do Mar Vermelho no deserto de Sur deserto este que se estendia da fronteira do Egito até o Oriente. Podemos tirar as seguintes lições do episódio das “Águas Amargas de Mara”:

1-Situações Amargas Fazem Parte da Longa Caminha da Vida- Quem nunca passou pela “Mara do Desemprego” a “Mara da Decepção” a “Mara da Traição”  e a “Mara da Enfermidade”. O próprio Jesus disse: "No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo." Jo 16:33

Situações difíceis fazem parte da vida, mas isso não é motivo para ficarmos tristes ou amedrontados quando Jesus disse: “Eu venci” Ele está nos dizendo que é possível vencer as situações amargas da vida.

 

2-Murmuração é Sinônimo de Falta de Fé e Insegurança-E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Êxodo 15:24.

Murmurar significa: queixar-se, lastimar-se, falar mal, apontar falta. O perfil de perfil do murmurador é o perfil de uma altamente insegura e sem fé e como bem sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb11:6).


3-A Oração é a Chave da Transformação- “E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces...” Êxodo 15:25
Quando clamamos ao Senhor ele sempre nos mostra uma “árvore” ou seja uma solução para o problema.
É como disse o Senhor Jesus: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.(Lucas 11:9)

4-Deus é Especialista em Fazer Transformação:
·         Ele Transforma Água Amarga em Doce (Êxodo 15:25)
·         Ele Transforma Prisioneiro em Governador (Gênesis 41;1-41)
·         Faz com que a mulher seja alegre mãe de filho. (Salmos 113:9,1Samuel 2:5)
·         Ele Transforma Carne Leprosa em Carne Saudável como a de uma Criança. (2 Reis 5:14)
5- “Situações Amargas Servem Para Provar a Nossa Fé”: “... Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.” Êxodo 15:25
A “Mara” serve para testar a nossa fé é nos momentos difíceis que somos levados a acreditar no poder sobrenatural de Deus e consecutivamente podemos ver a sua intervenção que nos traz o milagre tão esperado.
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. 
Tiago 1:12

Autor: Pregador Ronald Santos 
Facebook:www.facebook.com/prgronaldsantos
Twitter:@prgronaldsantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSMISSÃO AO VIVO DO 29° CONGRESSO DO GIDEÕES 2011

QUALIDADE DO VÍDEO
Média Alta
TV GIDEÕES

MÚSICAS DA SEMANA